CUIDADOS COM ESTOMIAS EM ONCOLOGIA - ESTOMATERAPEUTA
O estomaterapeuta é um especialista na área da enfermagem capacitado para atender pessoas com estomias (traqueostomias, gastrostomias, urostomias, fístulas e drenos), incontinências e feridas (crônicas e agudas) como lesões por pressão, feridas diabéticas, úlceras venosas e feridas neoplásicas, que detém o conhecimento técnico-científico para uma assistência de qualidade a esse indivíduo.
No âmbito da oncologia o paciente pode estar inserido nessas três áreas de atuação do estomaterapeuta. Sendo assim, o paciente oncológico experimenta acontecimentos e sentimentos muitas vezes antes não vivenciados, um dos muitos exemplos é a confecção de uma estomia.
Oferecer cuidado a esses pacientes requer a percepção do indivíduo na sua singularidade, assim como compreender que existem fases de enfrentamento e adaptação tanto emocionais quanto físicas. Esse processo exige uma personalização das intervenções de enfermagem, ajustadas às necessidades específicas de cada pessoa.
Desta forma, observa-se a importância do papel que exerce o estomaterapeuta, ao melhorar a qualidade de vida do paciente já que esse atua desde a fase pré-operatória, até o período pós-operatório, com aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação.
Ainda, o cuidado com esse profissional vai além das portas dos hospitais, onde atua de diversas formas aliando respeito pelo ser humano por meio da compreensão de suas escolhas e a essencialidade da pessoa juntamente com o saber especializado e fundamentado cientificamente.
Ana Carolina Altafini Nastri Doria
Enfermeira / Estomaterapeuta Hospital Sírio-libanês
Enfermeira oncologista
COREN SP 331189
Comentários
Postar um comentário